domingo, 7 de abril de 2013

RESUMO DESCRITIVO, RESENHA CRÍTICA E PAPER: diferença entre eles.

Respondendo às dúvidas do Felipe, que acredito sejam as mesmas de muitos, vamos lá.

O RESUMO DESCRITIVO deveria ser um resumo de uma obra ou texto sem uma consideração crítica do acadêmico. A tarefa seria tão somente a de extrair as partes mais importantes do texto, sem a interferência da opinião de quem está fazendo o resumo. Normalmente, pede-se esse produto para um texto ou livro.

A RESENHA CRÍTICA já permite que o acadêmico faça um resumo e a este acrescente as suas considerações críticas a respeito. Permite ainda que seja feita a comparação das ideias principais do texto resenhado com o que dizem outros autores que falaram sobre o mesmo tema. Isso enriquece mais do que fazer um simples resumo, pois o acadêmico amplia sua visão sobre o tema e permite a formação de opinião própria sobre o que foi pesquisado, por meio das comparações feitas.

Já o PAPER poderia ser considerado como um estágio mais avançado do que os dois produtos anteriores. Como já foi dito em tópico exclusivo, o paper já é um mini artigo científico e para sua construção vários autores devem ser consultados. Diferencia-se dos anteriores também por apresentar um tópico exclusivo explicando a metodologia adotada na pesquisa e seus principais tópicos.

Mas então, o que causa tanta confusão para os acadêmicos? Como nem todos os professores foram formados num mesmo lugar, possuem visões diferentes sobre os produtos acima. Ressalta-se ainda que boa  parte deles não gosta de Metodologia Científica, acabam se atropelando quanto ao que solicitam aos acadêmicos.   

A fim de evitar estes problemas, cada universidade deveria possuir um padrão de trabalhos a ser solicitado aos alunos. Isto, por si só, já eliminaria qualquer confusão tanto dos professores quanto dos acadêmicos. Caso isso não exista, peça ao seu professor que coloque detalhadamente o que ele espera como resultado do trabalho solicitado.

Sobre os modelos e as formas de apresentação de cada um destes produtos aqui comentados serão feitos em tópicos específicos.

Se ainda restarem dúvidas sobre os temas aqui abordados, não deixem de voltar a questionar.

Até breve!


7 comentários:

  1. Olá Berenice...
    minha dúvida em relação ao paper é se tem que conter, por exemplo, "capa, cotra-capa, introdução... essas partes antes do desenvolvimento do "tema" em si.
    Poderia me ajudar?
    agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Moises,

      O paper deve contes esses elementos sim, a menos que o professor que o solicitou informe que seja dispensado. Mas, via de regra, todo trabalho acadêmico deveria conter estes elementos.

      Sucesso no seu trabalho!!!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá Berenice, estou tentando elaborar um paper e já no início empaquei. No primeiro parágrafo da introdução devo colocar a razão da escolha do tema (campo de atuação), correto?...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antídoto,

      Eu começaria a introdução fazendo um apanhado geral sobre o tema desenvolvido. Os motivos da tua escolha fazem parte de uma justificativa e eu deixaria mais para a parte final da introdução.

      Espero ter ajudado!

      Excluir
    2. rs. Ajudou sim. Obrigado! Vida longa ao seu Blog!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir