terça-feira, 26 de novembro de 2013

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS - PARTE 2

Boa tarde!

Tenho recebido alguns pedidos sobre como se portar e falar nas apresentações, vamos a algumas considerações.

A linguagem utilizada numa apresentação formal e aqui eu me refiro à apresentação de um artigo científico, um paper, um TCC ou TCE, uma monografia, uma dissertação ou uma tese. Estes trabalhos são todos formais e necessitam de apresentações formais, usando uma linguagem igualmente formal. Deve-se sempre utilizar os verbos na terceira pessoa. Nunca - nunca mesmo, deve-se usar a primeira pessoa. O "eu acredito" deve ser substituído por expressões como "o acadêmico acredita" ou "acredita-se", estes são alguns exemplos.

Antes de se preparar para a apresentação, o acadêmico deve conversar com seu orientador sobre como deve ser feita essa apresentação, o que ele espera que o aluno fale. Ressalta-se a importância desta conversa, pois cada instituição e cada orientador tem características que gosta de enfatizar ou de ocultar na apresentação de seus orientandos.

Boa parte das universidades pede que o aluno apresente em slides os seus trabalhos, destacando cada um dos capítulos ou seções do seu trabalho. Mas isso não é regra. Assisti a algumas apresentações de monografias na PUC de Porto Alegre que eram totalmente diversas deste modelo padrão. Lá o acadêmico fica sentado diante da banca e assim apresenta seu trabalho. Observou-se nesta visita que, diferente da maioria, lá o acadêmico é orientado a não apresentar um resumo do trabalho escrito. A discussão se dava em torno das ideias ou teorias desenvolvidas, apresentado os principais argumentos.

Achei muito interessante essa forma de apresentação, dispensa a repetição ou o resumo do que o aluno escreveu e parte diretamente para a argumentação. Como se tratava de bancas do curso de direito, considerei sensacional pois isso exige que o aluno prepare-se para réplicas e tréplicas sobre o que foi desenvolvido.

Voltando às apresentações tradicionais, normalmente o aluno repete resumidamente o que já colocou no papel. Respeitando a ordem que consta no modelo de cada faculdade, fica mais ou menos assim:
- PARTE 1: o título, o nome do acadêmico e o nome do orientador. Isso é apresentado em um slide somente
- PARTE 2: a introdução. Aqui devem ser destacados os principais tópicos abordados na introdução: objetivos, justificativa, hipóteses e em algumas faculdades o capítulo do Método está embutido na INTRODUÇÃO. Quando elaboro ou oriento a elaboração, sugiro que o acadêmico extraia de cada parágrafo da introdução algumas palavras-chave que o farão lembrar do texto todo. E assim com as demais partes do trabalho. Podem ser utilizados um ou dois slides.
- PARTE 3: aqui começa o desenvolvimento ou a fundamentação teórica e o aluno deve apresentar os principais autores utilizados na construção ou no embasamento do seu estudo. Pode inclusive colocar algumas das principais citações que julgar essenciais para a compreensão da sua pesquisa. Normalmente o aluno utiliza dois ou três slides nesta etapa.
- PARTE 4: os resultados. Nesta parte o número de slides pode ser maior pois aqui ele destacará os resultados obtidos em sua pesquisa. A forma de apresentação dos resultados será diversa, dependendo do enfoque dado à pesquisa. Uma pesquisa quantitativa pode apresentar tabelas ou gráficos. Já no enfoque qualitativo podem ser adotadas imagens, quadros ou simplesmente uma categorização da análise.
- PARTE 5: as considerações finais. Assim como na introdução, minha sugestão é a mesma: extrair de cada parágrafo algumas palavras-chave que bem representem o parágrafo. Usa-se um a dois slides.

Por hoje é isso pessoal. Boa sorte nas apresentações e se quiserem me dar retorno sobre os textos ou trocar ideias sobre as apresentações, ficarei bem feliz.

Berenice Gonçalves

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